O que é semiotica
Santaella explica a semiótica sobre as teorias de Peirce. E de uma forma resumida e direta podemos afirmar que semiótica é a ciência de todas as linguagens e a mais recente no campo das ciências humanas.
“(...)Esse é justamente o caso da semiótica: algo nascendo e em processo de crescimento.” (página 1)
Esta ciência estuda os signos, como funcionam e que relações se estabelecem. É a analise de como se dá todo tipo de linguagem, não só a linguagem a verbal, como a não verbal. Nós recorremos a diversos tipos de linguagens, sejam elas feitas por manifestações sociais, sentidos e até a linguagem dos surdos e mudos, por exemplo.
Para nós, que somos estudantes de comunicação social, é de suma importância que saibamos a essência desta ciência. Tendo em vista que após a revolução industrial e com o surgimento de novas tecnologias, das quais nos auxiliam para exercer a profissão, surgem novos modos de linguagem não verbais.
A fotografia, a televisão e o rádio são exemplos de objetos que nos transmitem informações e somos nós os responsáveis pelo processo de alteração dos sinais em signos ou linguagens.
Peirce afirma que além do uso de palavras ou signos convencionais, também é linguagem tudo aquilo que envolva conhecimento e que faz a nossa mente captar a relação de significação.
Semiótica é a descrição e análise de experiências de tudo que pode estar em contato com o homem. É o estudo de qualquer coisa que possa estar em nossa mente, seja algo real ou