O que é republicanismo
Republicanismo é a ideologia segundo o qual uma nação é governada como uma república, na qual o chefe de Estado é indicado por métodos não-hereditários, freqüentemente através de eleições. É hoje em dia um dos métodos mais comuns de governo, é normalmente ligado à democracia já que o povo escolhe o governante e é, por exemplo, o ideal base do governo brasileiro.
O que é Federalismo
O federalismo é um sistema político em que organizações políticas (estados, províncias) ou grupos se unem para formar uma organização mais ampla como, por exemplo, um Estado Central. No sistema federalista, os estados que o integram mantém a autonomia.
Um bom exemplo de federalismo são os Estados Unidos da América. Os estados se unem para formar o sistema central, porém possuem autonomia para definir assuntos de diversas naturezas como, por exemplo, criação de leis, definição de políticas públicas, criação e arrecadação de impostos, etc.
É o federalismo que contém a idéia de chamar as províncias de estados uma vez que cada uma contém autonomia própria como se fosse um estado-nacional separado.
3- O que é confederação
A confederação é uma associação de Estados soberanos, usualmente criada por meio de tratados, mas que pode eventualmente adotar uma constituição comum. Em uma linguagem vulgar poder-se-ia dizer que os estados fizeram apenas um tratado que os uniria em casos drásticos sendo que cada um pode ser considerado uma nação separada oficialmente.
A diferença de uma federação para uma confederação é que a primeira apesar dos estados terem certa autonomia ainda há a necessidade de haver um governo central já que para questões políticas internacionais, por exemplo, esses estados não podem se representarem autonomamente; E na segunda os estados estão unidos apenas para fins de vantagens econômicas e políticas podendo se separam sem que nenhuma nação fique com falta de