o que é realidade
“Cai na real”
Referência: DUARTE JUNIOR, João Francisco. ”Cai na real”, in: O que é a realidade. São Paulo: Brasiliense, 2004. 10ª edição, 5ª reimpressão (1ª edição: 1984).
Noções sobre o autor:
O Autor João Francisco Duarte júnior nasceu em Limeira (SP). Formado em Psicologia pela PUC- Campinas, Mestre em Psicologia Educacional na UNICAMP, Doutorado em Filosofia e História da Educação e Livre-Docência em Fundamentos Teóricos das Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Foi um admirador incondicional da arte, e como desde cedo se interessou pelo fenômeno estético viu ali uma forma de dar sentido á sua existência. Leciona Psicologia da Arte na Universidade Federal de Uberlândia (MG). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do sensível arte, educação e cultura. Publicou diversos livros como: Fundamentos Estéticos da Educação em 1981, pela Cortez Editora e autores associados; A Política da Loucura: A Antipsiquiatria, em 1983, pela Editora Papirus, e Por Que Arte-Educação? Em 1983.
É uma expressão coloquial utilizada por algumas pessoas que tem como intuito de repassar um significado na qual as pessoas não devem sonhar tanto ou fazerem planos considerados impossíveis. É interessante esta palavra, pois repassa ao leitor uma ideia de concreto, real e ainda retrata a utopia, ilusão e os sonhos. “Quando se trata de abandonar o irreal, de voltar-se ao mundo sólido e concreto, caímos na realidade, colocamos os pés no chão.” (DUARTE JUNIOR, 2004, p.7).
O significado da palavra realidade ao mesmo tempo em que se considera obvia ela remete uma incerteza, todavia foi incorporada ao vocabulário brasileiro, sem ao menos ser questionada. Utilizada diariamente pela população em vários sentidos, porém nem todos pensam em seu real significado. “Realidade. Todos usamos rotineiramente esta palavra nos mais diferentes contextos de atuação e, no entanto, quase