Sociologia Juridica
Enio Waldir da Silva
Editora Unijuí
A sociologia no campo do Direito tem um papel muito importante, pois revela o lado humano dessa ciência, demonstrando as causas e consequência das normas legitimadas pelo Estado na sociedade, além de apontar problemas sociais para que sejam elaboradas leis acerca das mesmas.
O convívio social só é possível devido as normas que regem o comportamento de cada individuo, por isso à uma relação tão forte entre o Direito e a Sociologia, onde uma completa a outra, visando sempre o bem comum. O Direito sem aspectos sociológicos não conseguiria alcançar seus objetivos, sem prejuízo para algumas partes.
A sociologia tem como principais representantes pensadores como Max Weber, Karl Marx e Durkheim, que tinham nos seus estudos o Direito como forma de organização social legítima, e somente esse possui os meios para que se resolvam os conflitos sociais.
Há também na sociologia jurídica a análise do Direito sendo utilizado como forma de dominação, tendo em vista que as classes mais privilegiadas têm mais acesso e conhecimento, além de influencia para que as leis favoreçam suas vontades.
A evolução da humanidade acontece constantemente, e cabe a sociologia estudar esse fenômeno que ocorre variavelmente na sociedade, e enxergar os problemas que surgem com essas transformações, dessa forma transformando as tendências sociais em normas jurídicas, através da legitimação das mesmas.
O Direito positivado tem como base para elaboração das leis alguns aspectos sociais, como conceitos morais, para que seja possível a criação de uma sociedade mais justa, regrando o comportamento de cada um, de modo que não haja privilégios para algumas pessoas, tratando todos com as mesmas normas.