O que é realidade
CAPITULO 1 : “Cai na real”
Gíria brasileira, volte a realidade. (o real é o terreno firme que pisamos em nosso cotidiano)
Realidade. Nunca paramos para pensar em seu significado por ser tão obvio consideramos desnecessário qualquer questionamento. Quando questionamos são essas as respostas: realidade é como o mundo é / é aquilo como as coisas são.
Não existe realidade e sim realidades. Diferentes observadores com diferentes percepções apreenderão realidades diferentes.= realidades diversas.( ex: quadro e rio)
O homem é o construtor do mundo e o edificador da realidade. A realidade é construída através da relação que o homem tem com o mundo.
CAPITULO 2: “No princípio era a palavra”
Ao contrario de peixe o homem pode tomar o rio como um objeto de seu pensamento,reflexão,projeto. Podendo interpretá-lo e dar sentido.
O que torna o homem humano é a palavra, a linguagem.O Homem pode pensar em si próprio, tomar-se como objeto de sua reflexão. Isso é possível graça a linguagem (sistema simbólico pelo qual se representa as coisas do mundo).
A palavra trás me a consciência regiões não alcançáveis pelos meus sentidos aqui e agora. Animal não pode fazer isso (Animal : meio ambiente Homem: mundo)
Pela palavra o homem criou também o tempo ou a consciência dele. Posso pensar no passado (com palavra encontro e crio significações para aquilo que vivi ontem) e no futuro. Já o animal vive em um presente imutável,fixo.
Transcendência humana: o homem vai alem do aqui e do agora em que esta seu corpo.
Mundo é um conjunto ordenado de tudo aquilo que se tem nome.O que existe para o homem tem nome, se tem nome, esta no mundo e pode ser pensado. (mais palavras maior é meu mundo e maior amplitude de minha consciência. Ditadura: menos palavras menor o mundo menos poder de raciocínio e menor consciência do mundo)
A partir da linguagem que um povo emprega ( e também a partir de suas condições materiais) ele constrói sua realidade.