O que é que a baiana tem
Você pode até não saber quem é Dorival Caymmi, mas com certeza já ouviu essa frase: O que é que a baiana tem?
"O que é que a baiana tem?" é uma canção composta pelo compositor baiano Dorival Caymmi em 1939. É uma das músicas mais conhecidas da carreira de Carmem Miranda e foi eternizada como um hino da Bahia quando a artista brasileira interpretou este samba no filme "Banana da Terra", de Wallace Downey.
Mais tarde, tornou-se também o título do livro escrito por Stella Caymmi, neta do compositor, que comemora os 90 anos do rádio no Brasil ao contar a trajetória de seu avô na música popular brasileira.
Caymmi nasceu em Salvador em 31 de abril de 1914 e este ano comemoramos o seu centenário. Descendente da mistura de italianos, portugueses e africanos, cresceu em uma família festiva e aprendeu no violão do pai os primeiros acordes. Todos os seus três filhos também são cantores: Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi.
Em suas inúmeras canções, celebrou o amor, a natureza brasileira, em especial as paisagens marítimas, e as suas duas grandes paixões, a Bahia, onde nasceu, e o Rio de Janeiro onde viveu a maior parte de sua vida.
Dorival Caymmi, além de cantor, instrumentista e compositor, foi também pintor.
Com suas canções praieiras, Dorival Caymmi foi um dos criadores da imagem de uma Bahia mítica, que na literatura teve seu correspondente na obra do escritor Jorge Amado, um dos seus melhores amigos.
Foi justamente por causa de Jorge Amado que Caymmi, contrariando seus hábitos, concordou em fazer por encomenda o tema de abertura da telenovela “Gabriela”, produzida e exibida pela Rede Globo em 1975 e baseada no romance "Gabriela, Cravo e Canela", do escritor baiano. “Modinha para Gabriela” tornou-se um dos seus maiores sucessos:
“Quando eu vim pra esse mundo
Eu não atinava em