o que é pós moderno? resumo capitulo adeus as ilusoes
O pós-moderno aplicava uma mensagem de Desconstrução do discurso filosófico ocidental que esta ligada à decadência de ideias e valores ocidentais ‘’mistificados’’, ou seja, não destruí-lo e nem reprimi-lo, mas sim mostrar de fato o que há por trás do que foi dito por ele. Com isso, surge o niilismo que tinha uma reflexão sobre um desejo de nada, uma descrença nos valores pregados pela cultura ocidental de Deus, Ser, Razão, Sentido, Verdade, Totalidade, Ciência, Sujeito, Consciência, Produção, Estado, Revolução, Família. Além disso, o que o pós-modernismo mais buscava era uma quebra com as filosofias de explicativas de fé e salvação, de progresso e de uma sociedade comunista. Sendo esses valores totalmente obsoletos para os filósofos pós-modernos, o sentimento deles em relação a isso era de desmistificar e não de restaurar nenhum desses valores.
Houve um choque entre a racionalidade produtiva e os valores morais e sociais no mundo moderno, no pós-moderno esse choque tornou-se agudo mostrando que a sociedade tinha meios racionais, porém só perseguia e almejava fins irracionais como o lucro e o poder.
Nietzsche foi considerado o primeiro pensador a desconstruir esses valores ocidentais, agredindo a Razão, o Estado, a Ciência, a Organização social moderna alegando que toda essa pressão agiria no homem como uma anulação de seu instinto e sua criatividade. Nessa fase da desconstrução, 3 valores ocidentais serão desmascarados por Nietzsche: Fim (que garantia um sentido a ‘’vida’’); Unidade ( que assegurava o universo como um todo conhecido pela ciência) e a Verdade (um guia pela real natureza das coisas). O niilismo será o fator diferencial e modificador para uma transvaloração de todos esses valores e futuramente, a superação do niilismo seria um rejuvenescimento cultural. Essa transvaloração seria atingida através de uma cultura voltada ao prazer e a alegria. Não seria a religião, nem a ciência, nem a filosofia, mas sim a arte