glossario de linguistica
Alofone - Cada realização de um fonema. Como o fone é a concretização do fonema (este é entidade abstrata), podemos dizer que os alofones são variações fônicas. Notemos que essas variantes são na verdade diferentes impressões que o cérebro recebe através do nervo auditivo, já que não estamos aqui tratando propriamente do som, fenômeno acústico. Assim, o fonema /t/, por exemplo, pode ser realizado, no português brasileiro, como [t] – realização oclusiva linguodental –, observável em certas regiões paulistas sob influência italiana e no Nordeste oriental, especialmente do RN a SE. Pode esse fonema também se realizar como [tš] – realização fricativa palatal –, comum em vastas regiões brasileiras, como RJ, SP, RS, etc.
Alomorfe - Forma concreta que o morfema (conceito abstrato) assume na fala. O morfema de anterioridade, por exemplo, concretiza-se através dos alomorfes ante- (antediluviano), cis-(cisplatino), pré- (pré-natal), pro- (próclise), etc.
Assonância - Tipo de cacofonia que consiste na repetição de sílabas idênticas em vocábulos próximos: "Um novo povo", "balão de São João", “Personalidades apóiam a iniciativa alternativa”, "Pude ver, nesta oportunidade, a realidade desta cidade".
Colisão - Tipo de cacofonia (sonoridade desagradável) constituída de sucessão de consoantes, especialmente sibilantes ou vibrantes, como em “Nessa sessão serão empossados os sete assessores” e “O rato roeu a roupa de renda da rainha da Rússia”.
Desinência - Terminação acrescida ao tema (tema = radical ou morfema lexical + vogal temática) para indicar as flexões de uma palavra variável: gênero, número e pessoa. As desinências classificam-se em nominais - as que aparecem nos nomes: substantivos, adjetivos, numerais e pronomes - e verbais - as que ocorrem nos verbos. Exemplos de desinências nominais: -a(feminino), -s, -is e -es (plural); verbais: -s (2.ª pessoa do singular), -mos (1.ª pessoa do plural), -m(3.ª pessoa do plural), etc.
Diacronia