Tipologiasdedicionarios

968 palavras 4 páginas
Krieger,M. G. Tipologias de dicionários: registro do léxico, princípios e tecnologias. Calidoscópio (UNISINOS), v. 04, p. 141-147,2006.

O artigo tem como objeto central o domínio da lexicografia propriamente dia. A autora começa falando do conceito de lexicografia, que é o estudo da grafia, a área que esta relacionada com a elaboração de dicionários, e que as necessidades linguísticas da coletividade inaugurou a relação de palavras e sentidos. Assim, por exemplo, que surgiram os glossários na Grécia Antiga, nos quais eram listadas e estabelecidas palavras de complicada compreensão de obras literárias. Estas, quando organizadas alfabeticamente, formavam os glossários, que representam as primeiras formas de manifestação lexicográfica. Assim também na Idade Média quando o latim, que passou a ser denominado de vulgar, possuía muitas diferenças com o latim clássico, que continuou como a língua da liturgia, do direito e da universidade, foi preciso tornar claro o significado das palavras difíceis por meio de glosas, ou seja, de notas explicativas. É, então, desde muito tempo atrás que as civilizações exercem a prática lexicográfica dando margem a um grande universo tipológico de obras, chamadas nem sempre adequadamente, de glossários e dicionários. Entretanto, as obras que organizam o léxico de um idioma, com informações gramaticais e semânticas sobre as palavras de uma língua, integram o domínio da lexicografia propriamente dita, ou linguística.
A autora diz que ao abordar o tema da lexicografia, expressa uma dupla motivação. A primeira está ligada a ideia de que o dicionário é um meio de importância vital para as sociedades de cultura, já que é o único lugar que possui o léxico de um idioma, mas, há ainda poucos estudos lexicográficos em nosso meio. E a segunda é a valorização da competência na produção de um dicionário.A dicionarização do léxico é resultado da aplicação de um paradigma teórico baseado na linguística. Portanto, a lexicografia faz

Relacionados