O lúdico na Educação Infantil
O Lúdico na Educação Infantil
RESUMO
Este paper apresenta que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando com a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados à criança. As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada. Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, onde gera um intenso interesse em aprender..
Palavras-chave: Lúdico; Criança; Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O ensino através da utilização de meios lúdicos criam ambientes gratificantes e atraentes servindo como estimulo para o desenvolvimento integral da criança, proporcionando um clima harmônico onde à confiança e as tentativas de acerto se intensifiquem. O jogo como uma atividade lúdica tem um valor educacional muito favorável trazendo muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, o jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como um grande motivador. A criança através do jogo obtém prazer e realiza um empenho natural e voluntário para atingir seus objetivos.
Atividades de expressão lúdica atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potenciação de aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades, pois o lúdico não está apenas presente no ato de brincar, mas também no ato de ler, no apropriar-se da leitura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo.
A educação lúdica passa a ter uma concepção diferenciada na educação, onde o educando desenvolve o interesse pelas atividades,