o que é psicologia
A Psicologia estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano, analisando suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo tem a função de diagnosticar, previnir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. O profissional deve observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, ajudando-o a identificar a causa de seus problemas e a rever comportamentos inadequados.
Quem escolhe Psicologia como curso de graduação deve estar ciente de que não será uma tarefa fácil.Mais do que estar preparado emocionalmente para lidar com os problemas alheios, o psicólogo precisa estar preparado para enfrentar os próprios fantasmas. Amadurecimento pessoal e gosto pelo estudo são pré-requisitos necessários para quem quer ser bem sucedido na área. “O amadurecimento ocorre por meio de dois dispositivos importantes: o acompanhamento de um profissional mais experiente durante a formação e também com terapias para ajudar a compreender sua atuação”, diz a psicóloga Tatiana Benevides Magalhães Braga, ouvida pelo G1.
Dica: Psicologia – Nota de Corte no Sisu: de 755,20 a 578,38 em 2013 - http://blogdoenem.com.br/psicologia-nota-de-corte-sisu/
MERCADO DE TRABALHO
Diferente do que acontecia há alguns anos, o mercado de trabalho do psicólogo não está mais restrito aos consultórios particulares.
O profissional formado em Psicologia pode atuar em consultórios, em hospitais e nas mais diversas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Outros campos de atuação possíveis são as escolas e instituições de ensino, contribuindo para a orientação educacional. O psicólogo licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e