o que é psicologia social
Mesmo que geneticamente semelhantes, ou até mesmo idênticos, cada organismo humano possui suas particularidades, isso é perceptível a partir das interações deste individuo com o meio, o qual o modifica.
Assim a Psicologia se preocupa com o comportamento que individualiza o ser humano, porém, ao mesmo tempo precisa considerar que os comportamentos se diferem a partir das características da espécie, dentro de determinadas condições ambientais A Psicologia Social estuda o comportamento de indivíduos e a influência que recebem do meio social. Também são submetidas às influências sociais, e assim aprendemos o que nos alegra ou não, o que nos assusta, o que é bom, em fim, os significados que damos às nossas ações através das palavras que usamos para descrevê-las.
Podemos compreender, portanto, que a Psicologia Social se preocupa em conhecer como o homem se insere no processo histórico sendo determinado por ele e principalmente transformando a sociedade em que vive. Durante toda a vida o ser humano necessita de participar de grupos para a sua sobrevivência, lazer ou em função de outros objetivos imediatos. Desde o primeiro momento de vida, o individuo está inserido num contexto histórico, seguindo um padrão social determinado como correto este padrão é composto por práticas consideradas essenciais, que proporcionam a criação de normas a serem seguidas para que o indivíduo não fuja ao padrão. Quando institucionalizadas, essas normas se constituem em leis que vão garantir a manutenção do grupo social.
Com relação aos papeis sociais, podemos dizer que um completa o outro, e em relação a todos os papeis existem expectativas de comportamentos mais ou menos definidos. O viver em grupos permite o confronto entre as pessoas e cada um vai