Metodologia Moderna de ensino
Claro que, com o advento das TICS , educadores e educandos assumem novas funções e creio que o “tempo” para o “ despertar da consciência” sobre nossos papéis de sujeitos ativos na construção do saber está sendo proporcionado a nós, aqui, no início do curso para que reflitamos sobre nossa responsabilidade e reconheçamos a necessidade de mudar a nossa forma de aprender, assumindo um papel ativo e colaborativo. De um lado os educadores colocam as ferramentas das TICS a favor da construção do nosso currículo, norteando e instigando no aluno a “curiosidade intelectual e fomentando o desejo do aluno na busca do saber.
Nós, alunos, precisamos compreender que participamos do processo educacional na medida em que nos tornamos pró-ativos na seleção, organização e elaboração da informação. O próximo passo é levar a informação para o grupo de reflexão de forma que o “saber partilhado” possa se tornar objetos de reflexões e discussões em grupo. Esse “saber partilhado”, ao final de um processo de análise reflexiva nos fóruns virtuais, será reconstruído e reformulado por cada um dos integrantes a partir de vivências anteriores sobre o assunto. Aprender virtualmente, na minha opinião é uma conquista individual, é um processo dinâmico de se refazer internamente. A informação só pode se tornar um aprendizado somente após passar por um processo de socialização e análise reflexiva. Não podemos mais ser apenas meros receptáculos do que já está pronto. Estamos numa relação horizontal de saber em que somos chamados à responsabilidade, à cooperação.
Temos o professor; aquele que faz o papel de mediador, planeja aulas, propõe formas de trabalho, joga “ fagulhas”, respeitando o momento do aluno,