o que é processo de trabalho
A noção de “Processo de Trabalho” é fundamental para a compreensão das origens e dos estágios posteriores da Administração. O processo de trabalho, segundo Marx, nada mais é do que o próprio trabalho considerado no momento de sua execução.
“Antes de tudo, o trabalho é um processo em que participam o homem e a natureza, processo no qual o ser humano, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. Defronta-se com a natureza como uma de suas forças. Põe em movimento as forças naturais de seu corpo, braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana” ( O Capital, Lv. I, Cap. V).
Enquanto processo durante o qual a matéria-prima, considerada como um conjunto de valores de uso, é transformada em produtos que sirvam ao consumo, ou seja, em novos valores de uso, o processo de trabalho é composto por três elementos, a saber:
A atividade pessoal do homem, ou trabalho propriamente dita;
O objeto sobre o qual age o trabalho;
Os meios pelos quais é aplicado o trabalho.
Algumas observações são necessárias para completar o acima exposto: em primeiro lugar, com relação ao objeto do trabalho, trata-se das matérias-primas sobre as quais se aplica o trabalho humano. Em segundo lugar, a noção de meios engloba dois tipos de elementos:
a) De um lado, aqueles que são constituídos por “uma coisa ou um conjunto de coisas que o homem interpõe entre si mesmo e o objeto de trabalho como condutores de sua ação”; instrumentos de trabalho, ferramentas, máquinas e outros materiais auxiliares pelos quais o trabalho possa ser exercido;
b) De outro lado: “... em sentido lato, todas as condições materiais que, sem participarem diretamente do processo, são, no entanto, indispensáveis à sua realização e cuja ausência torná-lo-ia defeituoso’. (Marx cita aqui o caso da terra)”.
Assim resumindo, o processo de trabalho constitui-se no