O Que é preconceito
Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério. O preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à tradição, e são hostis com aqueles que desafiam as regras estabelecidas.
Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, sendo as suas formas mais comuns o preconceito social, racial (racismo) e sexual (homofobia). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito é achar que alguém por ter comportamentos diferentes ou um estilo de vida que não seja adequado aos seus costumes, é alguém inferior, é achar que você é melhor o suficiente para discriminar e faze-la realmente se sentir inferior.
O preconceito sempre existiu, e sempre houveram consequências terríveis. Adolf Hitler é a prova disso, pois foi capaz de matar e torturar, milhões de negros, judeus e deficientes, por acharem que eles não eram “gente de verdade”, já que para ele a ideia de que alguém fosse negro não era “coisa de Deus” já que na sua maioria as pessoas eram brancas, que se pessoas com religiões diferentes e deficiência eram estranhas e fugiam dos costumes tradicionais. O preconceito é achar que alguém por ter comportamentos diferentes ou um estilo de vida que não seja adequado aos seus costumes, é alguém inferior, é achar que você é melhor o suficiente para discriminar e faze-la realmente se sentir inferior. No Brasil o preconceito é crime de modo geral ( lei 7.716/89 ), com pena inafiançável e imprescritível.