Idoso no SUS
Graduação em Medicina
O IDOSO NO SUS
Riccardo Casarotti
Trabalho de UBS
Betim
2014
Riccardo Casarotti
O IDOSO NO SUS
Trabalho realizado pela disciplina de Práticas na Comunidade IV do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Betim
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................4
2. O IDOSO NO SUS.........................................................................................5
REFERÊNCIAS.............................................................................................8
1. INTRODUÇÃO
O aumento da proporção de idosos é um fenômeno global. Este aumento também não é um fenômeno repentino ou inesperado; pelo contrário, resulta das transformações demográficas ocorridas nas décadas pregressas, motivo pelo qual, na maioria dos países, será um processo inexorável. Tampouco se trata de um fenômeno isolado; invariavelmente está associado a modificações do perfil epidemiológico e das características sociais e econômicas das populações. (BRASIL, 2007).
O envelhecimento, processo natural na evolução dos seres vivos, pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos, chamado de senescência, o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica em que há perda de equilíbrio em alguma das esferas que compõem o indivíduo (biológica, psicológica e social), gerando, por consequência, a doença e, caracterizando, a senilidade. (CHAIMOWICZ, 2009).
Dois grandes erros devem ser continuamente evitados. O primeiro é considerar que todas as alterações que ocorrem com a