O que é politica publica
Não há uma única, nem melhor definição sobre o que significa política pública. No Brasil a política pública é algo recente e, de muita luta. Para política pública existem algumas definições que, consegue captar o que envolve todo esse contexto, como a de Mach (1995) que a define como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo a luz de grandes questões públicas; a de Lynn (1980) como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos, ou a de Dye (1984) de que a política pública é como “o que o governo escolhe fazer ou não fazer”. Embora a definição mais conhecida seja a de Laswell, ou seja, decisões e análises sobre política pública implicam responder as seguintes questões: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz. A política pública é abrangente e não se limita a leis ou regras. É uma ação intencional, com objetivos a serem alcançados. No Brasil, como já dito, a política pública é algo recente, no período (1920-1980) que caracterizava o Brasil, era, o seu caráter desenvolvimentista, conservador, centralizador e autoritário. Não era um país de Bem-Estar Social. Na fase a prioridade era consolidar o processo de industrialização.
O estado regulador requer o diálogo entre o governo e sociedade, e nós não temos essa tradição. O estado centralizador, em muitos momentos, junta-se ao autoritário pois, tivemos uma longa ditadura em nosso país. E as lideranças no período da ditadura nem pressão podiam fazer. Algumas estavam exiladas, outras foram mortas. Sendo da era de Vargas o salário mínimo e o essencial da legislação trabalhista que ainda se tem.
Os conselhos municipais podem ser um importante instrumento no enfrentamento dessas desigualdades. O município sozinho não tem condições de responder as mesmas demandas sociais herdadas. Daí a necessidade de pensar políticas públicas de forma integrada, nos âmbitos federal, estadual, municipal.