O que é patrimônio mundial
Em 1959, o governo do Egito decidiu construir a Represa de Assuã, um evento que inundaria um vale que contém tesouros da civilização antiga tais como os templos do Abu Simbel. A UNESCO lançou, então, uma campanha mundial de proteção ao lugar contra a construção, apesar das apelações dos governos do Egito e do Sudão. Os templos de Abu Simbel e de Philae foram desmontados e movidos para uma posição mais elevada onde foram novamente montados peça a peça.
O custo do projeto era de aproximadamente 80 milhões de dólares, onde cerca de metade da quantia foi arrecadada de 50 países diferentes. O projeto teve sucesso total, e isso incentivou outras campanhas de proteção. Então, a UNESCO iniciou, com o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), uma convenção para proteger o Patrimônio Mundial da humanidade.
Convenção e bastidores
Os Estados Unidos criaram a idéia de combinar a conservação da cultura com a conservação da natureza. Uma conferência na Casa Branca, em 1965, pedia por uma "Entidade pelo Patrimônio Mundial" para preservar "as áreas cênicas e naturais magníficas e sítios históricos do mundo para o presente e o futuro de toda a humanidade." A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) desenvolveu, em 1968, propostas similares, que em 1972, foram apresentadas para a conferência da ONU sobre Ambiente Humano em Estocolmo, Suécia.
Um único texto foi aceito por todas as partes envolvidas, e a "Convenção a Respeito da Proteção do Patrimônio Cultural e Natural do Mundo" foi adotada pela Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1972.
Patrimônio Mundial
Eles são Patrimônio Mundial de valor universal excepcional para a humanidade, como tal, foram inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, a fim de assegurar a sua proteção e conservação para as gerações futuras.
Património ou Patrimônio Mundial da Humanidade, é um local, como, por exemplo, uma floresta, uma cordilheira, um lago, um deserto, um