O que é patrimonio histórico - Carlos Lemos
O que é Patrimônio HistóricoCarlos A.C.Lemos
Livro: O que é Patrimônio HistóricoAutor: Carlos A.C. Lemos.
Carlos Alberto Cerqueira Lemos, arquiteto e artista plástico, nasceu em São Paulo, em 1925. É professor titular do departamento de história da arquitetura e estética do projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e autor de diversos livros, entre eles Arquitetura brasileira (Melhoramentos, 1979);Ramos de Azevedo e seu escritório (Pini, 1993); eCasa paulista (Edusp, 1999)
Inicialmente Lemos aborda a questão sobre o Patrimônio Cultural, em seguida a segmentação de estudos em Patrimônio Histórico e Patrimônio Artístico. O mestre Hugues de Varin Boham faz a divisão para compreendemos o significado do Patrimônio Cultural, o primeiro grupo são elementos ligados ao meio ambiente, aos recursos naturais como os rios, águas, montanhas. O segundo grupo refere-se ao conhecimento da capacidade de sobrevivência humana, relacionados ao conhecimento aos bens culturais tangíveis. O terceiro grupo engloba as duas outras divisões anteriores para se firmar, que o que é designado como artefato.
Pensando em um artefato devemos relaciona-los com o meio ambiente e o elemento humano, e que o objeto isolado não é parte de uma época social e que o objeto ou artefato tem que se relacionar com a época local e sua procedência, sendo assim, aparecer à memória local.
Por exemplo, uma comida típica e os que mantiveram em exercício suas funções mesmo que tenham passado por modificações, como as basílicas romanas e construções laicas. No caso de construções habitacionais, a sociedade inicia o processo de modificação da paisagem quando a mesma começa seu processo de deterioração e passam a ter novas regras do conforto ambiental e com outras condições financeiras.
O autor evidencia e critica o fato de se isolar objetos que possuem grande importância histórica e cultural de seu meio