Resenha O que Patrimonio Historico
RESENHA: O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO
CARLOS A. C. LEMOS
19 DE AGOSTO DE 2015
BAURU
Essa resenha se trata do livro “O que é Patrimônio Histórico” de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, publicado pela editora Brasiliense, de São Paulo, 1981.
A Obra analisada nos traz reflexões sobre o tema Patrimônio Histórico e sua Preservação no Brasil, onde estudos e leis de preservação tiveram seu início tardiamente. Patrimônio Histórico não se resume apenas em cidades e monumentos importantes, mas reúne todo tipo de material que documente a memória e os costumes de uma época, de maneira que não se perca com o tempo, assim como acontece com tudo que não é registrado.
O livro é formado por seis capítulos. No primeiro, o autor reflete sobre o que é Patrimônio Cultural, trazendo referências divididas em três grandes categorias de elementos: recursos naturais, conhecimento e bens culturais. O segundo capítulo, há um aprofundamento sobre “artefatos”: a relação do homem e do meio ambiente com o objeto criado e construído. Em seguida vem a questão: “Por que preservar?”, neste capítulo Carlos Lemos define o que é preservar e com argumentos justifica a importância do assunto. Posto isso, parte-se para outra indagação: “O que preservar?”, aqui o autor narra brevemente a preocupação preservadora na história brasileira: quando iniciou, quais os pioneiros, os primeiros projetos e leis e suas respectivas abrangências, a negligencia por parte das autoridades e relato de algumas perdas de bens históricos. Adiante, o “Como preservar?” interessa ao autor a conservação de bens culturais arquitetônicos, Carlos Lemos defende o uso constante do edifício, de preferência satisfazendo o programa original como forma de preservação. Além disso, nos traz referências internacionais a respeito do assunto. E por fim, encerra sua narrativa com indicações de leitura sobre o tema.
Para explicar o que é Patrimônio Cultural, o autor apresenta novamente uma