resenha do livro o que patrimonio
Arquitetura e Urbanismo
Resenha crítica do livro “O que é Patrimônio Cultural” de Carlos Lemos.
Manaus
2015
Nilzilane Cordeiro Machado
Resenha crítica do livro “O que é Patrimônio Cultural” de Carlos Lemos.
Trabalho apresentado a Professora Taise Costa de Farias, para obtenção de nota parcial na disciplina Técnicas Retrospectivas e Patrimônio Cultural, na Universidade Nilton Lins.
Manaus
2015
Resenha
Dificilmente tenha alguém hoje que não tenha ouvido falar sobre o que é Patrimônio. Pois, de acordo do com Carlos Lemos, atualmente a mídia em geral vem dando muita ênfase ao divulgar sobre Patrimônio Histórico; qual a sua importância para sociedade atual e para as futuras gerações. Durante seu discurso no livro que tem como tema O que é Patrimônio Histórico, além tratar sobre definições básicas do assunto, o mesmo começa falando que patrimônio histórico não se resume somente naqueles edifícios antigos ou partes de cidades históricas. Patrimônio Histórico, vai desde uma xícara que passou por anos dentro de uma mesma família, a documentos e imagens que relatam como aquela sociedade antiga se organizava, quais eram seus pensamentos, seus costumes e vontades. Ou seja, tudo que é relacionado ao passado, que lembra nossos antecessores, tem que ser considerado Patrimônio Histórico.
Carlos Lemos faz ainda uma reflexão sobre Patrimônio cultural que é divido em três categorias, sugerido pelo Professor Frances Hugues de Varine-Boham. As três categorias são: primeiro os elementos pertencentes a natureza, os recursos naturais; como a água, o peixe, as arvores, a terra etc. “(...) o meio ambiente fornece-nos as arvores, suas frutas e sua madeira para a construção, para os barcos, para as carroças (...)” (LEMOS, Carlos. p.08)
O segundo refere-se aos elementos não tangíveis, como conhecimento, as técnicas, o saber e o saber fazer. “Vai desde a perícia no rastejamento de uma caça esquina na floresta escura até as mais