G7, G8 e G20
Carlos Eduardo Alves Dos Santos
G7, G8, G20
Guarantã do Norte-MT
Junho-2015
Colégio Inovação
Carlos Eduardo Alves Dos Santos
Arlete Teza
9º Ano E.F
G7, G8, G20
Guarantã do Norte-MT
Junho-2015
Introdução:
G7 (grupo informal dos sete países mais industrializados de então: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Itália e Canadá), alguns especialistas europeus decretaram a morte, a prazo, da atual "troika" (EUA, União Europeia e Japão) que comanda politicamente as instituições económicas mundiais (como o FMI e o Banco Mundial) e os grupos informais plurinacionais, como as Cimeiras do G7, G8 (incluindo a Rússia) e G20 (ministros das finanças e governadores de bancos centrais de 20 países).
Desenvolvimento:
*G7/G8
O Grupo dos Sete é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo. Todos os países fundadores são nações democráticas: Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido. Recentemente foi excluída do grupo (G8) a Rússia, que agora passa a ser G7 novamente.
O G7 é muito criticado por um grande número de movimentos sociais, normalmente integrados no movimento antiglobalização, que acusam o G8 de decidir uma grande parte das políticas globais, social e ecologicamente destrutivas, sem qualquer legitimidade nem transparência. Em 2001 na cimeira anual, em Génova, um manifestante foi morto a tiro pela polícia. Em Portugal, a associação ecologista GAIA e um conjunto de cidadãos na Rede G8 desenvolveram iniciativas de oposição à do G8 em Rostock, no Norte da Alemanha, em 2007.
Foi o presidente francês Valéry Giscard d’Estaing que, em 1975, tomou a iniciativa de reunir os chefes de Estado e de governo da Alemanha, dos Estados Unidos, do Japão,da Itália,do Reino Unido, em Rambouillet, não longe de Paris. A ideia era que esses dirigentes se reunissem sem o acompanhamento de um exército de conselheiros, para