G7, G8, G20, G77
A G7 foi criada para facilitar a cooperação econômica entre as maiores nações industriais do mundo; reuniões de cúpula dos países membros começaram em 1975. discute e coordena as ações de seus membros em questões económicas e comerciais e trabalha para ajudar as economias de outras nações.
Este ano, o Reino Unido assumiu a presidência do G7 e será o anfitrião de uma reunião dos Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais na sexta-feira 10 de Maio e Sábado 11 de Maio. Os representantes presentes na reunião são apresentados nas tabelas abaixo.
Os países que compõem a G7 são: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e os Estados Unidos da América. Representantes da União Europeia, incluindo a Presidência da União Europeia e Banco Central Europeu, bem como chefes de instituições financeiras internacionais também participam regularmente.
G8
Oito dos países economicamente mais importantes do mundo que, em um esforço cooperativo se reúnem periodicamente para tratar de questões económicas e monetárias internacionais.
G-8 é considerado política global fazendo em seu mais alto nível. O G-8 inclui o Grupo dos Sete países, juntamente com a Rússia. Rússia, embora não seja um membro de pleno direito, foi em atendimento desde 1994.
O G8 tem origem no Grupo Library, um grupo de funcionários financeiras formada em 1973. No início de 1970, o início da recessão econômica e crise mundial do petróleo incentivou os EUA para criar o Grupo Library. Esta foi originalmente composta por autoridades financeiras da França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
Em 1975, o Grupo Biblioteca começou a incorporar chefes de governo, que se reuniram anualmente para discutir questões econômicas. O Grupo Biblioteca evoluiu para o G6, em homenagem ao número de chefes de governo presentes nas suas reuniões. A adição do Canadá para o grupo em 1976 trouxe a renomeação do grupo como o G7. Em 1998, a Rússia se juntou a