Revisão para Organizações Internacionais
O que precisamos saber sobre as OIs estudadas:
1. História
2. Objetivos
3. Sede
4. Estrutura
5. Principais ações
6. Relações com Brasil/Bahia
Colher essas informações sobre a FAO, UNIDO, UNESCO, OMC, FMI (escolher três entre PNUD, BID, OIT, UNFPA, IICA sobre trabalho na Bahia).
UNESCO
1. História
2. Objetivos
3. Sede
4. Estrutura
5. Principais ações
6. Relações com Brasil/Bahia
OIT
7. História
A OIT foi criada em 1919, como parte do Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Fundou-se sobre a convicção primordial de que a paz universal e permanente somente pode estar baseada na justiça social. É a única das agências do Sistema das Nações Unidas com uma estrutura tripartite, composta de representantes de governos e de organizações de empregadores e de trabalhadores. A OIT é responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho (convenções e recomendações) As convenções, uma vez ratificadas por decisão soberana de um país, passam a fazer parte de seu ordenamento jurídico. O Brasil está entre os membros fundadores da OIT e participa da Conferência Internacional do Trabalho desde sua primeira reunião.
8. Objetivos
Tem o objetivo de regulamentar as relações de trabalho por meio das convenções, recomendações e resoluções, visando proteger as relações entre empregados e empregadores no âmbito internacional. Para a OIT “o trabalho deve ser fonte de dignidade, que o trabalho não é uma mercadoria, que a pobreza, em qualquer lugar, é uma ameaça à prosperidade de todos e que todos os seres humanos tem o direito de perseguir o seu bem estar material em condições de liberdade e dignidade, segurança econômica e igualdade de oportunidades.”.
9. Sede
Genebra, Suiça.
10. Estrutura
A OIT é dirigida pelo Conselho de Administração que se reúne três vezes ao ano em Genebra. Este conselho executivo é responsável pela elaboração e controle de execução das políticas e programas da OIT, pela eleição