Patrimônio Histórico - Carlos A. C. Lemos
Carlos A. C. Lemos
Fichamento
Patrimônio Cultural
“Tema ligado às construções antigas e seus pertences, representativos de gerações passada e que, englobadamente, recebem o nome genérico de “Patrimônio Histórico”, ao qual, às vezes, também é aposta a palavra “Artístico”.” (Pag. 7)
“o Patrimônio Cultural seja dividido em três grades categorias de elementos. Primeiramentem, arrola os elementos pertencentes à natureza, ao meio ambiente.” (Pag. 8)
“O segundo grupo de elementos refere-se ao conhecimento, às técnicas, ao saber fazer. São os elementos não Tangíveis do Patrimônio Cultural.” (Pag. 9)
“O terceiro grupo de elementos é o mais importante de todos porque reúne os chamados bens culturais que englobam toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer.” (Pag.10)
Dos Artefatos
“sempre devemos prestar atenção às relações necessárias que existem entre o meio ambiente, o saber e o artefato; entre o artefato e o homem; entre o homem e a natureza.” (Pag. 12)
“Com os tempos modernos, os objetos deixaram de ser feitos à mão. A indústria acelerou a sua produção em série. É a multiplicação, e como as máquinas vão a todos os lugares, os variados Patrimônios Culturais de variados lugares vão tendendo a uma uniformização, a uma universalização.” (Pag. 21)
“Pelo que já vimos até agora, o Patrimônio Cultural de uma sociedade ou de uma região ou de uma nação é bastante diversificado, sofrendo permanentemente alterações, e nunca houve ao longo de toda a história da humanidade critérios e interesses permanentes e abrangentes voltados sob qualquer ótica que fosse.” (Pag. 23)
Por que Preservar?
“Acima, em pregamos a expressão “devemos preservar” como sendo uma obrigação, o que é correto, já que a todos só pode interessar a ideia ligada à salvaguarda de nossa identidade cultural. Para tanto, viu-se a necessidade de uma amostragem de bens tangíveis e de um elenco de bens de natureza imaterial ligados ao