Resumo da Estrutura das revoluções científicas
CURSO DE PSICOLOGIA
LARISSA FERNANDA TEIXEIRA DE LIMA, LETÍCIA MARIA MEDEIROS RIBEIRO, MARINA DE LIMA NEMESIO, NATASHA BARBOSA BRÊDA BELTRÃO DE AZEVÊDO, TALITA SARA FERREIRA DA SILVA, THAYANA OLIVEIRA PEREIRA DE SOUZA E WANDESSA OLIVEIRA VIANA ALVES.
RESUMO: ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS
MACEIÓ
2015
O livro “Estrutura das Revoluções Científicas” do autor Thomas Kuhn, inicia-se com a trajetória que o levou a uma mudança notória na sua vida profissional, do estudo da Física Teórica até a História da Ciência. Durante essa transição dos seus estudos, Kuhn permitiu-se rever conceitos e a partir disso mudar suas concepções sobre a natureza da ciência; ainda assim, afirmava que suas concepções anteriores, por mais superficiais que fossem diante da grandeza do estudo teórico da ciência, tornavam-se importantes como base para as discussões científicas. Thomas Kuhn afirma que a sua primeira oportunidade para desenvolver suas ideias sem que houvesse interferência surgiu na universidade de Harvard como JUNIOR FELLOW da SOCIETY OF FELLOWS. Além de que, seus estudos foram baseados em escritos de Alexandre Koyré, Émile Meyerson, Hélène Metzger e Anneliese Maier, seja para fazer críticas ou para concordar, pois serviram para dar maior embasamento teórico em suas concepções em relação a ciência. Mostrando que os conceitos de Kuhn foram construídos por diversas vertentes da ciência, pois até textos da psicologia da percepção, principalmente da Gestalt, foram estudados pelo mesmo.
Começou a lecionar devido a uma oportunidade no seu último ano como Junior Fellow, onde teve a chance de testar as suas concepções formuladas durante os seus anos de estudo, passando a ensinar História da Ciência. Outra oportunidade surge ao ser chamado para passar o ano de 1958-1959 no Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciencies onde Kuhn constatou que diante do seu conhecimento e sua