O que é organograma
Este trabalho mostrará que dentro de uma organização é necessário implantar um organograma para estabelecer os níveis hierárquicos, havendo uma separação em setores, unidades funcionais tendo uma comunicação entre eles, enfim, será possível visualizar de uma maneira clara através de gráficos o funcionamento da organização, independente de qual tipo de organograma será implantado.
Exibirá também os tipo de organogramas existentes, com suas vantagens e desvantagens, contendo o desenho de cada um dos citados, podendo o leitor obter maior absorção do conteúdo e principalmente melhor entendimento sobre o mesmo.
Esse trabalho servirá como um excelente material de apoio e consulta aos interessados no assunto.
1. O QUE É ORGANOGRAMA
O organograma é um modelo criado para facilitar uma representação das relações hierárquicas que há dentro de uma organização. Separando-as em setores, unidades funcionais e cargos, havendo uma comunicação entre eles. É importante lembrar que o organograma deve ser bem elaborado, levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento podendo sofrer alterações em seu gráfico. O gráfico que representa a estrutura formal da empresa, mostra de forma imediata as relações funcionais, os fluxos de responsabilidade e as funções organizacionais da empresa. Constituído por de retângulos, quadrados ou círculos, ligados por linhas horizontais e verticais. 2.1 Como foi Criado
Conforme os registros históricos, McCallum foi o criador do primeiro organograma de que se tem notícia Em 1856, Daniel C. McCallum, um superintendente da York and Erie Railroad Company (EUA), usou organogramas para mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferrovias eram empreendimentos complexos e muito caros, assim exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveis profissionais.
1.2 Significados dos Componentes
1.2.1 Funções * Cada retângulo representam os órgãos, já as linhas