o que é obesidade
Nos dias atuais a segurança alimentar mundial segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), pouco mais de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, sendo a sua maior parte no Sul da Ásia e na África. Toda essa população vive em condições de desnutrição e subnutrição, ou seja, abaixo do peso ideal.
Entretanto a população está ficando cada vez mais obesa. No Brasil, no ano de 2004, aproximadamente 39 milhões de pessoas estavam acima do peso e destas, 10,5 milhões obesas. “Obesidade é uma condição patológica na qual o peso corporal da pessoa do sexo masculino está de 20-25% acima de sua exigência física e esquelética” (BARBANTI, 2003. p.431).
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).
“Uma enfermidade crônica, que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura a um nível tal que a saúde esteja comprometida” (CUPPARI, 2002. p.132).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
Tabela I – Classificação da Obesidade Classificação
IMC (kg/m²)
Risco de Co-morbidades
Baixo Peso
Menor que 18,5
Baixo
Normal
Entre 18,5 – 24,9
Médio
Pré-obeso (sobrepeso)
Entre 25 – 29,9
Aumentado
Obeso I
Entre 30 – 34,9
Moderado
Obeso II
Entre 35 – 39,9
Severo
Obeso III
Maior ou igual à 40
Muito Severo
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por