O que é microeconomia?
Segundo Mankiw “economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Na maior parte das sociedades os recursos são alocados pelas ações combinadas de milhões de famílias e empresas. Os economistas, portanto, estudam como as pessoas tomam decisões: o quanto trabalham, o que compram, quanto poupam e como investem suas poupanças. Os economistas também estudam como as pessoas interagem uma com as outras. Por exemplo, examinam como um grande número de compradores e vendedores de um bem determinam em conjunto o preço pelo qual o bem será vendido e a quantidade que será vendida. Por fim, os economistas analisam as forças e tendências que afetam a economia como um todo, incluindo o crescimento da renda média e a taxa à qual os preços aumentam.”
A Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes. A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir.
A economia é considerada uma ciência, pois “os economistas tentam tratar seus estudos com a objetividade de um cientista, ou seja, formulam teorias, coletam dados e depois analisam esses dados para confirmar ou refutar suas teorias. Embora os economistas, como os demais cientistas, utilizem a teoria e a observação, com freqüência, os experimentos no campo da economia são difíceis, pois os economistas não podem se servir de um laboratório