Mercado financeiro
É um mecanismo que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários (por exemplo: ações e obrigações), mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas) e outros bens fungíveis com baixo custo de transação e preços que refletem a hipótese do mercado eficiente.
Quatro subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro:
- Mercado monetário: envolve as operações de curto e curtíssimo prazos.
- Mercado de crédito: engloba as operações de financiamento de curto e médio prazos. Esse mercado é constituído basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.
- Mercado de capitais: contempla as operações financeiras de médio e longo prazos, e de prazo indeterminado, como as operações com ações.
- Mercado cambial: inclui as operações de conversão (troca) de moeda de um país pela de outro, determinada principalmente pela necessidade da prática do comércio internacional.
Mercado Monetário
O mercado monetário (money market) é um mercado especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro,papel comercial ou financiamentos inter-bancários são negociados.
O mercado monetário consiste essencialmente em instituições financeiras e brokers, que por sua vez podem intermediar os instrumentos de curto prazo por conta de outras instituições não-financeiras. Os prazos de financiamento e aplicações neste mercado são tipicamente abaixo de 13 meses.
Selic e Cetip
SELIC: (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), o papel adquirido pelo aplicador é necessariamente um título público, registrado em seu nome nos computadores do Banco Central (Chamado SELIC I) ou em nome da instituição que mediou a operação.
O CETIP: (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1986 para preencher a lacuna de um sistema eletrônico de custódia e liquidação financeira no mercado de títulos privados.