O que é linguagem oral
Existem algumas línguas humanas que contém seu próprio vocabulário e sintaxe mas que no entanto não são faladas, porém através de gestos. Línguas gestuais têm a mesma origem natural que as línguas faladas, e muitas vezes as mesmas complexidades gramaticais, porém utilizam-se das mãos, braços e rosto, no lugar da boca e de partes dela, como seu local de articulação.
Através da audição as pessoas adquirem conhecimento de sua língua materna, aprendendo-a a partir dos indivíduos que as cercam, geralmente suas mães. A língua falada é mais rica que o idioma escrito; transcrições de um discurso oral, por exemplo, mostrando diversas inflexões e hesitações que geralmente são omitidas de outras formas escritas de representação da fala, como roteiros.
Muitos idiomas falados são escritos. Mesmo hoje, no entanto, existem diversos idiomas no mundo que podem ser falados mas não têm uma forma escrita padronizada. No Brasil existem as línguas autóctones ('indígenas') que tradicionalmente são ágrafas. Além disso, também existem as chamadas 'línguas de imigração', resultante de processos migratórios, como por exemplo o 'alemão-riograndense' ou Riograndenser Hunsrückisch, falado inclusive além das fronteiras do estado do Rio Grande do Sul, tratando-se de uma população de falantes em rápido declínio muito embora estimada em dois a três milhões de falantes; o Hunsrückisch gaúcho tem um histórico de quase dois séculos em