Linguagem Oral
Desde muito cedo a criança se utiliza principalmente da linguagem oral para se comunicar. Antes de falar com fluencia, as crianças já sao capazes de utilizar a linguagem oral para diversos fins: pedir, solicitar determinadas açoes ou objetos,e expressar seus sentimentos, perguntar ou explorar o mundo a sua volta. Da sua forma, mesmo antes de falar, a criança ja começa a entender a fala das pessoas que estao interagindo com ela. No entanto a comprensao da linguagem e mais abrangente que a capacidade de falar, e ocorre antes mesmo que a criança possa se expressar oralmente.
Nao se trata, simplesmente, de se ensinar a criança a falar, mas de desenvolver sua oralidade e saber lidar com ele nas mais variadas situaçoes. Ao desenvolver competencias como ler e escrever.
A estimulaçao da oralidade, pode tambdar a desenvolver as competencias como ler e escrever, de acordo com a pesquisa “ livros levam mai longe”, liderada pela socióloga Mariah Evans diz que crianças rodeadas por livros podem ter até três anos a mais de escolaridade, independentemente da formação ou ocupação de seu pais. Esse foi o resultado apontado pelo maior estudo já feito sobre a relação entre livros no ambiente doméstico e a educação escolar, com esses resultados podemos perceber que para ser formado uma geraçao letrada, precisamos estimula-lás ao hábito de leitura. Mas há uma ideia falsa de como se aprende a ler e escrever, ensina-se gramatica para que a turma produza textos escolares, enquanto o ensino tiver esse foco formaremos pessoas que não saberão ler e escrever. Não são as aulas de gramática normativa que leva algumém a ser um bom escritor. Bons textos são feitos por quem lê e redige reqularmente.
Mesmo que a criança não tenha sido estimulada a lere escrever é possivel definir estrategias variadas e sistematicas, portanto, o professor deve criar situações na qual ajuda a criança a se tornar mais ajustada aos padrões