O que é leitura
O ato de ler é um processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes emocionais, culturais, intelectuais entre outros. Ninguém ensina ninguém a ler. A aprendizagem começa na convivência com os outros e com o mundo, precisa ser de forma natural para um melhor entendimento de cada um, liga-se por tradição ao processo de formação global do indivíduo à sua capacitação social, política, econômica e cultural. O conceito de leitura está geralmente ligado à decifração da escrita (ler e escrever), a leitura é a ponte para o processo educacional eficiente, proporcionando a formação integral do indivíduo. O educador tem a função de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus interesses e necessidades, segundo as dúvidas e exigências que cada realidade lhe apresenta.
Existem três níveis básicos de leitura: A leitura sensorial que envolve a visão, o tato, o olfato e o paladar que podem ser apontados como as referencias mais elementares do ato de ler. A leitura emocional: que lida com os sentimentos, emerge a empatia, tendência de sentir o que se sentiria caso estivéssemos na situação e circunstancias experimentados por outro e a Leitura Racional: que acrescenta à sensorial e a emocional o fato de estabelecer uma ponte entre o leitor e o conhecimento, a reflexão, a reordenação do mundo objetivo. Não há uma hierarquia entre os níveis de leitura, porém, a tendência é de que a leitura sensorial anteceda a emocional e tenhamos, por fim, a leitura racional, não se deve supor a existência isolada de cada um desses níveis. O que se observa na prática é que cada escola tem se preocupado nesse processo, mas ainda está restrito esse conhecimento sendo a função básica da escola ensinar a ler e escrever.
Nas considerações sobre a noção de texto, o texto não é um aglomerado e que por isso o significado das frases não é autônomo, sendo preciso confrontá-las com as demais frases para não lhe dá um significado oposto