O que é leitura
HÍRIS RODRIGUES VILHENA
O QUE É LEITURA
BELÉM/2013
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
O QUE É LEITURA
Resumo apresentado como parte da 1ª NI da disciplina Leitura e Produção de Texto, ministrada pela Professora Mestre Maria Ivanete de S. Felix. Turma: 1SSN1.
BELÉM/201
O QUE É LEITURA
“O que é leitura”, Maria Helena Martins. O ato de ler é usualmente relacionado com a escrita, pois quem possui o hábito de ler se expressa e escreve bem. Quando lemos algo, precisamos agregar ao que lemos nosso conhecimento de mundo, ou seja, a experiência que cada um já passou para poder relacionar com o que lemos.
Trata-se de um aprendizado complexo e natural, em que o processo envolve fatores pessoais e de convivência humana. Dentre as sínteses da leitura pode-se compreender o ficcional e o autobiográfico; ambas demonstram curiosidade de compreender, como e por meio do que se lê.
A psicanálise enfatiza que os fatos adquiridos que impressionam nossa mente jamais serão esquecidos, mesmo que permaneçam por muito tempo na obscuridade do inconsciente.
Se o conceito de leitura está geralmente restrito à decifração da escrita, sua aprendizagem, no entanto, liga-se por tradição ao processo de formação global do indivíduo, à sua capacitação para o convívio e atuação social, política, econômica e cultural.
Podemos perceber que o livro deixa claro que a leitura, quando praticada de forma correta, nos oferece abrangentes informações. Dentre os modos da leitura também capitamos concepções acerca da leitura: a “decodificação mecânica” e a “compreensão abrangente”. Nesse sentido, ler significa integrar-se ao mundo.
No funcionamento do ato de ler, pode-se dividir em três níveis: O sensorial, o qual começa desde cedo e acompanha durante toda a vida do leitor; o emocional, que deixa o leitor se envolver pelos sentimentos; e o racial, que são textos de construção que não possui uma transparência, que não entrega totalmente seus significados logo numa