Analise "a viagem à terra do brasil
Jean de Léry nasceu em 1534, na cidade de La Magrelle, França, pertencia a uma família burguesa que era favorável aos ideais do protestantismo de Calvino com sede em Genebra, aonde Léry chegou junto com vários missionários que buscavam inspiração do Mestre. Nesse período a França tentava fundar no Brasil uma colônia, França Antártida, que tinha como comandante da expedição Durand de Villeagnon.
Por solicitação do comandante da expedição, Calvino envia pastores e missionários ao Brasil em uma missão, que tinha como chefe Du Pont de Corzuilleraray. Junto destes estava Léry, futuro narrador da expedição, enviado ao Brasil como um exilado devido aos conflitos entre papistas e calvinistas decorrentes do movimento da Reforma.
Após sua missão ao Brasil, voltou à Genebra em 1553 para terminar seus estudos de teologia, tornando-se pastor em 1555. Em 1560 Léry se torna-se ministro, quando o trono da França estava voltando-se ao protestantismo. Após violenta batalha entre católicos e protestantes na França perde seu posto, aposentando-se em Genebra, e antes de sua morte em 1611, na Alemanha, concluiu ainda duas obras: “Narrativa do cerco de Sancèrre” e “Discurso à cerca do Sítio de La Charité”.
Mesmo sem experiência como escritor ou pesquisador, Léry obedecendo a seu mestre Calvino ficou incumbido de relatar a história deste Brasil, dos indígenas e da natureza, e toda a sua viagem. O relato é muito detalhado e honesto, não tendo influência da religião, como era a visão dos protestantistas desta época do Novo Mundo. Considerado um livro de aventuras e viagens no seu tempo, foi traduzido para várias línguas, sendo