O que é leitura
Assim sendo a leitura é importante não somente pelo aspecto lingüístico mas sim pela ferramenta como é usada para se ter uma leitura sensível do mundo, da natureza, das pessoas, objetos, etc. Já escrita expressa toda leitura feita em síntese ou mesmo a leitura de tudo o que se pode absorver pela mente. Posto isto, num todo, parece ser muito mais complexo porém é primordial para que a comunicação subjetiva transcenda para o interpessoal de modo que sejam criados elos fundamentais para sobrevivência.
O que na teoria representa um esboço relativamente simples de algo fundamental para existência, na prática o que se vê é algo de relevante discrepância, se tratando de Brasil.
“Seria preciso, assim, investigar, os inúmeros fatores determinantes dessa situação, entre os quais ressalta o de a leitura, com em regra a entendem, estar limitada à escola, com utilização preponderante dos chamados livros didáticos. Como principalmente no contexto brasileiro, a escola é o lugar onde a maioria aprende a ler e escrever, e muitos têm sua talvez única oportunidade de contato com os livros, estes passam a ser identificados com os livros didáticos.” “ Na verdade resultam em manuais da ignorância; mais inibem do que estimulam o gosto de ler.”
O livro nos remete a uma reflexão na falta de humanização do sistema educativo, quando se centraliza o saber ao invés do educador ajudar a desenvolver seus educandos. Por isso a necessidade do “decoreba”.
Somos levados a crer que o processo de alfabetização e letramento dura a vida inteira independente de condição social, bastando para isso ler e querer ler, construir conhecimento pessoal amando a vontade de saber mais com curiosidade buscando sentidos mais construtivos das palavras, respeitando, no ato da leitura, a subjetividade interior e a objetividade