Teoria de relações humanas
Georges Elton Mayo nasceu na Austrália em 1880 e faleceu em 1949 no Reino Unido, psicólogo e sociólogo trabalhou na análise de soldados em estado de choque na primeira guerra mundial.
Essa experiência buscava estudar fadigas, acidentes e rotatividade dos funcionários. Foi motivada por conflitos de empregados e empregadores, apatia, tédio, alienação, alcoolismo e outras situações.
A experiência foi dividida em quatro fases.
A primeira fase estudou o sistema de iluminação no desempenho dos operários que foram analisados em dois grupos. O primeiro grupo trabalhou com variação do nível da iluminação, já o segundo grupo trabalhou sob iluminação com intensidade constante. A conclusão é que reagiam as intensidades da iluminação de acordo com suas realidades pessoais e não diretamente pela variação da iluminação.
A segunda fase constituiu-se do estudo de um grupo de seis operarias na de montagem de relês no qual foi introduzido mudanças nas condições de trabalho tais como: redução de horários de trabalho, período de descanso e lanche. Era permitido trabalhar com liberdade, a supervisão era tranquila, sem temor ao supervisor que agora é orientador. Não tinha pressão psicológica no trabalho proporcionando o desenvolvimento social e interação do grupo. Concluiu-se que além de aumentar a produtividade, melhorou o relacionamento do ambiente de trabalho, aprimoramento do trabalho em equipe e desenvolvimento de lideranças.
Terceira fase enfatizou o programa de entrevistas, entrevistando os empregados para conhecer melhor suas atitudes, sentimentos e ouvir as opiniões sobre o trabalho realizado. Depois se realizou uma entrevista não diretiva onde a entrevista não seguia um roteiro prévio, falavam livremente. Foi constatado a existência e atuação de