O que é leitura
É um envolvimento tanto psicológico quanto prático, físico, que a pessoa adquire, pois sua sensibilidade de conhecimento ultrapassa todos os sentidos.
Através dos livros, jornais, revistas, gibis, etc, o ser humano descobre um mundo esclarecedor. Desde os tempos primitivos a escrita foi necessária para identificar momentos, descobrimentos e com isso, no decorrer dos tempos ela se desenvolve para dar continuidade aos avanços da humanidade.
Decorrência disso, a leitura torna-se uma mania, uma maneira de se relacionar, de se informar em relação com outros pensamentos, outros países, culturas diferentes, religiões, etc.
O processo de comunicação, tornou-se a essência do mundo moderno, como Paulo Freire disse:
"A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra, e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela".
Ele pôs, que, a cada leitura, cada notícia leva a uma outra e assim sucessivamente a leitura torna-se complemento de outra e mais outra, dando continuidade entre gerações e gerações.
O ser humano possui desde cedo, certos contatos com o mundo que gera no decorrer do tempo, descobrimentos e curiosidades. A mente humana naturalmente organiza fragmentos, experiências que começamos a ter com o mundo, nisso sente a necessidade de organiza-las, de demonstra-las, o aprendizado que a vida nos oferece é uma forma de aprender, mas com as diversas exigências da vida, a ler, a iniciar a essência da leitura.
Muitos estudiosos afirmam que o homem tem possibilidade de sozinho orientar-se e inicia o processo da leitura através de sua experiência devida.
Podemos até dar exemplo de Tarzan, que sozinho numa ilha perdida, aprendeu a ler. O que pensar, a leitura inicia a partir do contexto pessoal.
Não são todas as pessoas que possuem essa facilidade ou esse dom de se valorizar para ir mais além.
O autor nos mostra duas formas de aprendizado