Resumo sobre david ricardo - teorico da escola clássica
Segundo Ricardo, o crescimento do capital era a maior fonte de expansão da economia, e as políticas econômicas deveriam ser dirigidas para este caso. Para ele, a liberdade econômica gerava lucros máximos, e esta era a fonte de capital dos investimentos, as políticas que beneficiassem as indústrias maximizariam o crescimento econômico.
Ricardo tinha uma visão reformista do sistema, defendia reformas no sistema bancário e monetário, no sistema de assistência ao pobre e nas tarifas alfandegárias, apoiava liberdade de imprensa e de expressão. Era a favor dos industriais, pois achava que o desenvolvimento econômico não estava na agricultura, como pensavam os fisiocratas, pois o investimento na agricultura traria mais pessoas para trabalhar no campo, fazendo com que houvesse um regresso da industria. Outro ponto importante é que os altos preços de alimentos exigiam altas taxas de salários e custos na produção, sendo assim, dificultariam as exportações, com isso teriam um lucro menor, esse pensamento é conhecido como uma completa teoria do crescimento econômico.
Ricardo também deu grande contribuição no que diz respeito em transformar a Economia em uma Ciência Social, pois desenvolveu um pensamento que tinha aplicabilidade no âmbito internacional, mostrando que a especialização internacional e a divisão do trabalho eram vantajosas e que as restrições comercias prejudicavam o desenvolvimento da nação, essa análise de equilíbrio completa-se com uma abordagem no campo do desenvolvimento econômico.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Fusfeld, Daniel. A era do Economista. São Paulo: Saraiva, 2001. pg