O que é leitura
Texto Como e Quando Começamos a Ler, do Livro O Que é Leitura, de Maria Helena Martins.
Desde as primeiras relações com o mundo, temos percepção, sensação que nos irrita, tranqüiliza, nos assusta, nos embala ou nos agrada, começamos a entender e dar sentido as coisas, esses também são os primeiros contatos com a leitura de forma simples.
Para aprender a ler e compreender o processo de leitura, necessitamos de algumas orientações, mas temos condições de aprender sozinhos. Alguns pesquisadores dizem que aprendemos a ler lendo, e a autora diria vivendo.
Com isso, a obra de Tarzan, não seria pura imaginação de Edgar Rice, ele conta que o garoto-macaco remexendo na cabana de seu pai falecido, encontrou alguns livros, onde teve seus primeiros contatos com a palavra impressa, que para o menino as letras eram como insetos com pernas, sem boca e olhos e sem nunca ter tido contato com a civilização, aprendeu a ler. Para os céticos seria impossível, uma criança sem contato com a civilização aprender a ler.
Aprendemos a ler de acordo com nossas relações pessoais.
A leitura evidência a curiosidade, alimenta o imaginário, desvenda os segredos do mundo e dá ao leitor o conhecimento de si mesmo, através do que lê e como lê.
Quando organizamos os conhecimentos adquiridos, dá-nos a impressão de que o mundo está ao nosso alcance, que podemos entendê-lo e também modificá-lo.
Existem inúmeras barreiras sociais e culturais, que reprimem as aptidões para ler.
Analise
A leitura significa uma conquista de autonomia, permite a ampliação dos horizontes, que mesmos leitores diferentes, o objetivo é enfatizar o ato de ler: a interação das condições interiores (subjetivas) e das exteriores (objetivas). Elas são fundamentais para desencadear e desenvolver a leitura. Seja quem for o leitor, o ato de ler sempre estará ligado a essas condições, precárias ou ideais.
Com a leitura do texto, como e quando começamos a ler de Maria Helena Martins Formada no curso de Educadores de