O que é irracionalidade
O que é Irracionalidade?
O documentário brasileiro Estamira é uma produção que nos remete a pensar na definição do irracional que, pelo apresentado, é separada da racionalidade por uma linha tênue. Estamira foi uma senhora que vivia e trabalhava há vinte anos próximo ao lixão, através do qual a mesma tirava os resíduos que garantiam a sua sobrevivência. Levava consigo um pensamento filosófico com tanta personalidade, que confunde e mistura a lucidez com a loucura, razão pela qual ficou conhecida e diagnosticada com distúrbios mentais.
Dentre outras filosofias sobre variados assuntos, Estamira acreditava que possuía uma missão, a de trazer para as pessoas os princípios básicos da ética, pois acreditava que a vida além do lixão, a sociedade em geral, vivia guiada por valores falidos, se tornando o verdadeiro lixão. Ela enxergava com uma perspectiva singular a realidade social e transmitiu durante o documentário essa visão com grande espontaneidade e articulação, fazendo comparações aos exemplos de experiências tidos ao longo da sua vida.
Apesar de ser extremamente religiosa e com uma visão também definida sobre esse tema, sofreu alguns episódios durante sua vida que a fizeram refletir sobre a razão de tais desgraças terem acontecido com ela, mesmo sendo uma pessoa tão devota e com tanta fé em uma figura, que quando ela mais precisava “não fez nada” para ajuda-la, a partir daí passou a se sentir traída pela própria fé e começou a se questionar e filosofar para encontrar respostas, e mesmo que não as encontrasse Estamira se responsabilizaria por cria-las. Assim, surge um universo particular nessa pessoa, que agora tem como missão desvendar a verdade das causas que movem sociedade.
Com essa gama de pensamentos, o filme nos remete a questao da irracionalidade, uma vez que a atual realidade da sociedade brasileira é questionada por uma pessoa que sofreu com a irresponsabilidade do estado, falta de segurança publica e que