o que é indice
A octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Porém, motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.
Para a regulagem do índice de octana, podem ser utilizados aditivos, tais como o chumbo tetraetila Pb(C2H5)4 e o chumbo tetrametila Pb(CH3)4, adicionados em quantidades de 0,08 à 0,09 cm3 por litro.
Atualmente, no Brasil, estes aditivos são proibidos devido a sua alta toxicidade. Ao invés disso, utiliza-se o álcool etílico (C2H5OH), cujo teor varia, historicamente, entre 13 e 25% em volume. Assim, não se comercializa gasolina sem álcool (gasolina A), mas somente aquela com adição de álcool etílico anidro (gasolina C).
O índice de octano mede a resistência de um combustível a auto-inflamar-se. Quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação. Assim, uma gasolina sem chumbo 98 apresenta uma maior resistência à detonação que uma gasolina 95.
O índice de octanagem estabelece relação de equivalência à porcentagem de mistura em um isoctano e o n-heptano. Nesse sentido, uma gasolina de octanagem 90 possui resistência de detonação equivalente a uma mistura de 90% de isoctano e 10% de n-heptano. No Brasil, a unidade de medida empregada é o Índice Antidetonante (IAD).
Motores muito potentes exigem