O que é ideologia?
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ARLEANE DEBORA DOS SANTOS GONÇALVES
O QUE É IDEOLOGIA
SÃO LUÍS
2011
ARLEANE DEBORA DOS SANTOS GONÇALVES
O QUE É IDEOLOGIA
Resenha apresentada à disciplina de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção da segunda nota.
São Luís
2011
RESENHA
O livro: “O que é Ideologia” foi escrito por Marilena Chauí, pesquisadora e professora da USPI em 1980 e faz parte da coleção “ Primeiros Passos” da editora Brasiliense. A autora começa o livro falando da teoria das quatro causas de Aristóteles, que seria uma tentativa para dar explicação ao problema dos movimentos, uma concepção metafísica para explicar os fenômenos naturais e humanos.
Com os trabalhos de Galileu, Francis, Bacon e Descartes (entre outros), o pensamento moderno reduziu as quatro causas apenas a duas. Costuma-se dizer que o pensamento moderno representa um grande progresso teórico, onde filosofia e ciência são tomadas não mais como contemplação da realidade, mas como poder humano para transformar e dominar a realidade, ou seja, uma Ideologia. O conhecimento liga-se à prática de domínio técnicos sobre a natureza e sobre a sociedade.
É, portanto, das relações sociais que precisam partir para compreender os conteúdos e as causas dos pensamentos e das ações dos homens e por que eles agem e pensam de maneira determinadas, sendo capazes de atribuir sentido a tais relações, de conservá-las ou de transformá-las.
A autora trata de ideologia, primeiramente, em sua definição no livro de Destutt de Tracy, procurando analisar os efeitos de nossas ações voluntárias e escreve, então, sobre economia, na medida em que os efeitos de nossas ações voluntárias concernem à nossa aptidão para promover nossas necessidades materiais. Procurando saber como atuam, sobre o indivíduo e sobre a massa, o trabalho e as diferentes formas da sociedade, isto é, a família, a corporação etc.
Mas a autora se foca mesmo na visão de Karl Marx,