O homem a procura de si mesmo
Todo animal busca o poder, seja ele na conquista da liderança de um bando ou até mesmo na conquista da fêmea de sua espécie. Isso é fato. O que não foge da realidade dos seres humanos, pois estamos sempre em busca de um poder, assim como um cargo almejado ou até mesmo o simples fato de conseguir persuadir as pessoas. Porém para conquistar esse “poder” vivemos de acordo com a sociedade, seguindo as regras impostas e moldando-se a elas para ser aceito e esses fatores acabam causando problemas interiores, assim como a ansiedade, vazio, angústia, solidão e uma série de outros problemas que afetam os seres humanos. Aspectos esses são relatados no livro “O homem a procura de si mesmo” de Rollo May.
As guerras, as alterações econômicas, mudanças sociais, faz com que o homem esteja numa constante adaptação para ser aceito. Perde-se, então, a capacidade de agir como uma entidade, como um ser único, passando a agir de forma mecânica. Um belo exemplo disto são alguns políticos que utilizam de “máscaras” para conquistar o seu eleitorado, representando ser o que, na maioria das vezes, não são. Em consequência disso surge a sensação de vazio, em geral, da ideia de incapacidade para fazer algo de eficaz a respeito da própria vida e do mundo em que vivemos (ou não, no caso dos políticos). Juntamente com a solidão, por estar reprimindo o seu eu, e a ansiedade, a qual é uma reação do indivíduo a um perigo que ameaça a sua existência - o seu ser.
Antes de qualquer coisa, para podermos enfrentar nossas angústias, ansiedade..devemos admitir com sinceridade esse perigoso estado do individual e socialmente de forma a uni-los para combater com mais vantagens a insegurança e crises pessoais, atribuindo-lhes fins construtivos. E isso tudo ó se dá a partir do momento que conhecemos nós mesmos, deixando mais forte o nosso eu.
Devemos fazer a reavaliação de nossos valores e metas, pois são eles que irão nos guiar e fazer com que tenhamos objetivos