o que é ideologia
A. A palavra psicologia tem enumeras definições, de acordo com a postura de quem a define, a palavra psicologia se concebe na seguinte forma:
Psiqué que significa alma, mente, e logos que significa razão, estudo, assim podemos dizer que psicologia é o estudo da mente.
B. As principais linhas teóricas que compõe a psicologia são: As biologias que é a psicologia do desenvolvimento, que estuda o crescimento físico e mental do ser humano desde o pré-natal, infância, a adolescência, faze adulta, velhice.
É a psicologia fisiológica que analisa a natureza biológica das emoções e comportamento dos pensamentos sendo uma coisa mais subjetiva, encontramos a neuropsicológica que é ventente da psicologia fisiológica, essa analisa o cérebro e o sistema nervoso do ser humano, a psicobiologia estuda a bioquímica do corpo como os hormônios, medicamentos psicoativos e as drogas sociais afetam as pessoas, e a psicologia experimental que estuda a aprendizagem, a memória, as sensações, a cognição, a motivação e as emoções.
Unidade 2
A. Nativismo: Afirmavam que os seres humanos vem ao mundo com um auxílio de conhecimento, ou seja, já nasce com algum conhecimento, acreditam que com o cuidadoso raciocino podem ser acessados.
Empirista: Afirma que o conhecimento é adquirido pelas as experiências vividas e pelas interações com o mundo, defendido que nascemos sem nenhum conhecimento, que somos vazios ao nascer e com as interações passamos a adquirir conhecimento, segundo John Lock que foi um forte defensor dessa teoria, “a mente humana é uma tabua rasa, ou uma lousa vazia na qual a experiência escreve o conhecimento”.
Associacionista: Não acreditam que alguém nasce com algum conhecimento, acreditam que a mente é repleta de idéias que chegam pelos sentidos e depois se associam.
Integacionista: Adotada ainda hoje por grande parte dos psicólogos, e reconhece nos processos biológicos e na experiência a fonte do desenvolvimento, ou seja, que os seres humano tem