RESUMO SEGUNDO CAPITULO - INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Resumo cáptulo 2
Teoria Geral da Administração - Autor: Idalterto Chiavenato;
1. Antecedentes Históricos da Administração
Apesar da história da Administração ser recente, o ato de planejar já faz parte do cotidiano do homem desde que ele se descobriu a capacidade de pensar e planejar antes de agir, porém com numa lentidão impressionante.
Somente a partir do século XX é que a Administração surgiu e explodiu em um desenvolvimento notável, tendo como marco o movimento chamado de Administração Científica.
A história da Administração foi influenciada pelos seguintes fatores:
1.1. Influência dos Filósofos
A Administração recebeu influencia da Filosofia desde os tempos da antiguidade até a Idade moderna, onde Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon e René Descartes, tiveram participações importantes, cada um, contribuindo com sua maneira de pensar.
1.2. Influência da Igreja Católica
Durante muitos séculos as normas administrativas e a organização pública ficou à cargo da Igreja Católica, e não dos Estados (Roma, Atenas, etc.). Havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações.
1.3. Influência da Organização Militar
A organização Militar influenciou nas Teorias da Administração com seu principio de comando, pelo qual o subordinado só pode ter um superior. Essa hierarquia, ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade. É um aspecto típico da organização militar.
A partir destes princípios surgem ainda à centralização do comando e a descentralização da execução, o que forma um modelo bastante utilizado em outras organizações. Outra grande contribuição foi o princípio de direção, relacionado ao soldado (na empresa, ao funcionário), ou seja, todo soldado ou funcionário teria que ter consciência sobre seus