O que é ideologia
A primeira vista, essa teoria é uma pura concepção metafisica. Que serve para explicar de modo coerente e objetivo os fenômenos naturais e os fenômenos humanos. Com a teoria da causalidade no mundo moderno, a partir da física elaborada nos séculos XVII e XVIII.
Com os trabalhos de Galileu Francis Bacon e Descartes, o pensamento moderno reduziu as quatro causas a duas: a eficiente e a final.
Um dos resultados da física moderna foi à possibilidade de explicar o corpo humano como um corpo natural, isto é, movido apenas pela ação da causalidade eficiente, como uma máquina que opera sem a intervenção da vontade e da liberdade.
No entanto, a nova sociedade, que valoriza o trabalho como unidade do corpo e do espirito, não é constituída apenas pelo burguês, mas ainda por outro homem livre, trabalhador livre.
Vemos como ideias que parecem resultar do puro esforço intelectual, de uma elaboração teórica, objetiva e neutra, de puros conceitos nascidos da observação cientifica e da especulação metafisica.
O real não é constituído por coisas. Nossa experiência direta e imediata da realidade nos leva a imaginar que o real não é feito de coisas, sejam ela naturais ou humanas.
Nossa tarefa será, pois, a de compreender porque a ideologia é possível, qual sua origem, quais seus fins, quais seus mecanismos e quais seus efeitos históricos, isto é, sociais, econômicos, políticos e