A inseção do servico social no mercado de trabalho
Apresentação
A Gerência de Serviço Social foi instituída no organograma do DETRAN-AL a partir da entrada em vigor da lei Delegada Nº 43 de 28/06/2007, e permaneceu com a lei Delegada Nº 44 de 09/04/2011, vinculada à Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores (EDUTRAN).
O Serviço Social, embasado na Política Nacional de Trânsito atua com foco na ação socioeducativa, objetivando a defesa e a ampliação dos direitos da população na área de trânsito, através da socialização de informações, enfocando a realização do trabalho socioeducativo, e fomentando a organização, mobilização e articulação da população na busca de espaços públicos seguros para todos transitarem, e incentivando o exercício do controle social na Política Pública de Trânsito.
PROJETO DE ORIENTAÇÃO ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
Objetiva socializar informações sobre os direitos dos cidadãos na área de trânsito, especialmente em relação ao seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículo Automotores de Via Terrestre), com ações esclarecedoras, preventivas, permanentes e participativas.
O Serviço Social consta no site oficial do Seguro DPVAT (www.dpvatseguro.com.br) como ponto de orientação sobre o seguro e solicitação a indenização, e faz parte da Ouvidoria Líder DPVAT, como Ouvidoria Regionalizada, orientando e encaminhando os usuários com dúvidas e reclamações sobre os processos de indenização. PROJETO DO PERFIL DOS CIDADÃOS USUÁRIOS DO SISTEMA TRÂNSITO
Objetiva compreender a realidade socioeconômica dos usuários do Sistema Trânsito e a dinâmica do acidente, para subsidiar as ações socioeducativas das diversas coordenadorias de DETRAN-AL, dos órgãos e áreas afins.
Neste projeto é realizado o Perfil das Vítimas de Acidentes de Trânsito usuárias do Serviço social, que vem sendo implementado desde o ano de 2007, com base nas entrevistas sociais realizadas no atendimento presencial. Busca traçar o perfil do cidadão vitimado, e é realizado