O que é história
O objetivo da história é a preocupação com os eventos reais que têm o homem como agente, ela se dedica a estudar os acontecimentos humanos. Eventos esses que nem sempre giram em torno do homem, porém, o homem está sempre ali de uma forma direta ou indireta.
É preciso conhecer o passado para entender o presente e dessa forma planejar o futuro, é dessa maneira que muitos viam o real objetivo da história, e outros já constataram a história como uma prática de curiosidade do homem, investigando seu passado e suas peculiaridades.
Existe uma discussão na história que é a objetividade e a subjetividade. A objetividade é uma característica das ciências, é a investigação por um conhecimento profundo e verdadeiro, confiável e que prolonga os saberes sobre um determinado objeto ou assunto. Sendo livre de qualquer característica imaginativo, poético ou intuitivo, estando sempre ligado a uma fonte e a um método de analise firme. Já subjetividade, podemos dizer que ela é o oposto da objetividade, é compreender que o conhecimento depende de quem produz que o conhecimento não existe por si só, depende do homem, agente criador, para existir. O homem quando produz a sua história, ele a faz cheia de representações, símbolos, conceitos e preconceitos, não deixando de expor sua concepção sobre os fatos. E é aí que surge a dúvida: o homem pode ser objetivo em relação a um conhecimento que se produz sobre uma experiência que foi vivida, porém, não será repetida? Ou sempre se baseia em fontes, interpretando o que aconteceu, com suas impressões, idéias e sua imaginação em relação ao acontecido?
Um grande número de defensores da objetividade vê a história como uma ciência capaz de nos dar a perfeita visão dos acontecimentos existentes no passado, já para os que são adeptos a subjetividade, enxergam a produção histórica com outros olhos. Acreditam que a historia é limitada, seletiva, sendo assim está longe de nos oferecer a verdade pretendida pelos historiadores