O que é HDL?
O colesterol HDL é o colesterol bom, que haje eliminando os depósitos de gordura no interior das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. O colesterol HDL baixo é perigoso, quando encontra-se em concentrações menores que 60mg/dl no sangue.
O que causa o colesterol HDL baixo é, principalmente, a alimentação rica em gorduras, não praticar exercícios físicos de forma regular, o hábito de fumar e a diabetes.
Colesterol HDL baixo
O colesterol HDL baixo, ou seja, menor do que 40mg/dl, aumenta o risco do indivíduo sofrer de doenças cardiovasculares porque leva ao acúmulo de placas de gordura nas artérias.
O colestrol HDL baixo na criança surge em crianças com história familiar de doenças cardiovasculares e em crianças obesas que consomem muito açúcar e que não praticam nenhuma atividade física. O exame de sangue para o colesterol deve ser feito nessas crianças a partir dos 2 anos de idade.
Como aumentar o colesterol HDL
Para aumentar o colesterol HDL recomenda-se:
Adotar uma alimentação saudável, evitando o açúcar e os alimentos que contém gorduras trans, assim como consumo de alimentos com gordura vegetal, como côco, abacate, nozes, amêndoas e azeitona;
Aumentar o consumo de alimentos fonte de ômega 3, 6 e 9, como o salmão, atum e sardinha, pelo menos para 3 vezes por semana;
Praticar exercício físico regularmente.
Adotar este novo estilo de importante para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.
Sintomas de colesterol HDL baixo
O colesterol HDL baixo não produz sintomas e, por isso, é considerado silencioso. O indivíduo pode suspeitar estar com os níveis de colesterol bom (HDL) baixos se tiver gordura abdominal, for sedentário e tiver uma alimentação rica em gorduras e açúcares. Nestes casos, o indivíduo deve realizar um exame de sangue para avaliar o colesterol.
As consequências de HDL baixo estão relacionadas com o sistema cardiovascular e incluem:
Infarto agudo do miocárdio;
Trombose venosa profunda;
Doenças